terça-feira, 28 de abril de 2009

Colonização do Norte do Paraná

O texto que segue encontrei em um blog denominado face ao vento, publicado por Orlando Brunet, achei interessante por trazer alguns dados diferenciados em relação a maioria dos demais relatos históricos.
Firmado em 1906, o acordo ou convênio de Taubaté tinha como objetivo valorizar o preço do café, impossibilitando a expansão dos cafezais nas regiões de Minas e São Paulo. Entretanto, algumas empresas foram buscar fora desses limites o aumento da produção. Um movimento nesse sentido acabou por forçar o desenvolvimento do norte do Paraná. Foi nesse momento que um grupo de capitalistas ingleses chefiados por Lord Lovat visitou a faixa de terras existente entre os rios Tibagi, Ivaí e Paranapanema. Entusiasmados pela exuberância da terra, adquiriram do Governo do Estado do Paraná 500.000 alqueires de terras nessa região e fundam a “Companhia de Terras do Norte do Paraná” - empresa que tinha como maior acionista a inglesa Paraná Plantation, e que posteriormente seria nacionalizada por Getúlio Vargas. A intenção era lotear as terras, vendendo as propriedades para pequenos poupadores e alguns imigrantes, além de lucrar com a exploração da infra-estrutura. A Paraná Plantation foi responsável pela extensão da linha férrea até a região, e pela fundação de cidades como Londrina, Maringá, Paranavaí, Marialva, entre outras. (ler mais)

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Parque Arthus Thomas

Vídeo muito bacana da SEMA sobre o Parque Arthur Thomas

Início

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Hora de Trabalhar...

É o que todos esperamos, que passado o furor da disputa política, o futuro prefeito comece a cuidadar da nossa querida Londrina. Apesar de não gostar dos aliados escolhidos por Barbosa Neto para se fortalecer durante o pleito, também há que se levar em consideração que só se ganha uma guerra fazendo as alianças oportunas.

Mas de qualquer forma, hoje estamos diante daquele que é não só o prefeito dos que depositaram sua confiança em seu nome, mas diante do prefeito de toda a cidade, desejo do fundo do coração, sorte, e mais do que isso, que use da mesma astucia que o conduziu ao cargo para solucionar os problemas da cidade.

São muitos, Londrina é uma cidade construída sobre bases razoavelmente planejadas, mas que hoje sofre com ruas esburacadas, desordem urbana, ilegalidades nas ruas, violência... E grande parte destes problemas são passíveis de solução pela Prefeitura...


Fonte da Imagem: Bondenews - charge da folha